terça-feira, 10 de setembro de 2013

Área de Alimentação - Reflexão do módulo 13



Curso Profuncionario

Cursista: Fátima Aparecida da Silva

Área de Alimentação

Reflexão do módulo 13

Produção e industrialização de alimentos

No dia 3/08/2013, assistimos a um vídeo sobre a mandala e depois pintamos o desenho da mesma a qual é o símbolo da integração e da harmonia.
Depois assistimos a uma palestra com a nutricionista da saúde Dra. Vanessa, a mesma falou sobre como ter uma boa alimentação, como fazer regime, como viver com saúde, falou também do mal que os alimentos industrializados, os condimentos, os refrigerantes nos causam, os lanches, enfim todos os alimentos de facilidade.
Sobre o modulo produção e industrialização de alimentos, podemos ver que os alimentos saudáveis de grande valor esta cada vez mais sendo trocado pelos industrializados e sempre buscando nos supermercados que é mais fácil que os frescos direto do produtor.
A exploração do Brasil na produção agrícola antes era realizada pelos trabalhadores índios e depois pelos escravos sendo assim os senhores latifundiários e dos engenhos eram os grandes beneficiados, enquanto hoje a exploração continua afetando os recursos naturais, meio ambiente, usando a tecnologia as maquinas agrícolas, os herbicidas, agrotóxicos, fungicidas, adubos fertilizantes para gerar cada vez mais para exportação, que é o compromisso do Brasil.
O desenvolvimento do Brasil tem sido o foco do seu crescimento econômico no comercio internacional, devido os acordos de produção para a exportação, sempre beneficiando os grandes proprietários, as empresas, enquanto ainda há muitas famílias passando fome aqui no Brasil.
A riqueza Brasileira é a diversidade de sistema natural, cabe a cada um d nós em preservar, mas os brasileiros tem que fazem a sua parte sempre ir em busca de alimentos de qualidade, valorizando a produção da região e assim evitando conseqüências na saúde publica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário