quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Reflexão Final do Módulo 15 - Técnico em Secretaria Escolar



Reflexão Final do Módulo 15

 A tutora iniciou a aula, como sempre fazemos, agradecendo a Deus por mais uma semana, pela nossa família, pelo nosso trabalho. Em seguida passou na lousa nos textos referentes a administração escolar, sendo um de José Carlos Melchior e também fizemos a dinâmica de desenho de um rosto.
A tutora dividiu em grupo de 4 em 4  e pediu que os grupos estudasse a unidade a quem tinha sido sorteado, concedendo tempo para leitura e estudo  para posterior explicação de sua unidade.
O grupo que fiz parte falou sobre a primeira unidade, onde abordamos temas importantes para a formação do técnico em gestão escolar, como: administração e gestão, autonomia e soberania, patrimônio público e conceito de patrimônio cultural, moral e ambiental, e também sobre os bens públicos, como se classificam em bens imóveis, materiais ou bens de consumo, materiais ou bens permanentes e materiais ou bens de distribuição gratuita.
 O grupo dois apresentou sobre aquisições de materiais, falou sobre processos licitatórios sobre a lei que regulamenta os procedimentos lei nº 8.666/93 sobre princípio da probidade administrativa, explicaram um pouco sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
O grupo três explicou sobre a organização dos espaços na administração de materiais, sobre almoxarifado e depósito, como uma ótima organização do espaço físico pode enriquecer a prática pedagógica e até mesmo nas relações pessoais no ambiente escolar, que o depósito deve ser organizado,  e explicaram ainda sobre o registro de bens, inventário patrimonial, cadastramento e controle de saída de materiais e equipamentos, tombamentos.
O grupo quatro tratou sobre a gestão pedagógica dos materiais, expuseram sobre as coleta seletiva do lixo, do quanto é fundamental a aprendermos a reduzir, reutilizar e reciclar, reduzir o consumo pensar antes de comprar as embalagens que vão direto para o lixo, de construir uma cultura do uso racional e do não desperdício, desenvolvendo na pessoa uma consciência ambiental.
Estudamos o texto “Escola é” de Paulo Freire e o texto Funções Básicas da Administração de Material. Assistimos um vídeo da turma da mônica como o tema “Um plano para salvar o Planeta”.
Finalizando a aula realizamos três dinâmicas, sendo de ilustrar com desenho de itens sobre atitudes de reduzir, reutilizar, reciclar e repensar passou um caça-palavras para encontrarmos os nomes de materiais que podem ser reciclados e texto com frases escritas ao contrário para escrevermos corretamente, relacionando os produtos que não podem ser reciclados.

                                      Luciano Morisco Rapchan

Nenhum comentário:

Postar um comentário