quinta-feira, 18 de julho de 2013

Reflexão Final do Módulo 11 - Curso Técnico em Infraestrutura Escolar



REFLEXÃO DO MÓDULO 11

Meio ambiente, sociedade e educação.

Através do estudo deste módulo pude fazer uma reflexão sobre o meio ambiente, os seus fundamentos científicos, e perceber a interação entre sociedade, meio ambiente e educação.
Podemos perceber que as contribuições da biologia, física e química são fundamentais para melhorar nossa vida, pois através da  relação homem e natureza,da exploração do meio ambiente pelo homem ê que acontecem grandes descobertas, ou seja a curiosidade natural do homem e transformada em conhecimento.
Sabemos da  importância do equilíbrio ecológico para todo ecossistema capaz de formar forças internas resultando na relação entre o meio biótico e físico e químico que formam o ecossistema.
Os impactos ambientais alterando e afetando a segurança e o bem-estar das pessoas, animais e vegetais, as atividades sociais e econômicas de toda uma região.
Como podemos através da educação escolar conscientizar a comunidade a controlar o desperdício de água e energia, com a coleta seletiva de lixo, reduzir nossas contas, contribuindo com o meio ambiente.
Entendi que tanto professores e funcionários tem que praticar o exercício da participação, transmitir aos estudantes e familiares suas responsabilidades em proteger o meio ambiente.

Através do estudo deste módulo vi como o homem explora o meio ambiente, observando e fazendo experiências adquirindo conhecimentos que são usados para melhorar nossas vidas, assim foi possível saber como e porque as coisas acontecem fazer e estabelecer relações de causa e efeito perceber que assim se faz ciência, sendo isto possível quando se adquire um conhecimento cientifico dos fatos.
Aprendi que as ciências não foram capazes de provar que possa haver no Universo algo além da matéria e energia, que os minerais vegetais e animais formam a matéria,sendo eles sólidos líquidos ou gasosos, que meio ambiente é tudo que envolve e condiciona o homem, constituindo o seu mundo, é um sistema formado por elementos com o qual o homem interage.
Foi possível ainda compreender como o clima é guiado pela energia do sol, resultado de fatores como temperatura, umidade, pressão atmosférica, nuvens e ventos, sendo usado para dividir o mundo em regiões e que um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos unidos por alguma forma de interação ou interdependência, a denominação mais usada para os sistemas ambientais e Ecossistema, que é o conjunto formado por todos os fatores bióticos que são associados à presença de seres vivos ou suas relações e os abióticos são caracterizados pelas propriedades físicas e químicas do ambiente considerado.
Aprendi que dentro de um ecossistema em equilíbrio, o que os seres vivos retiram do ambiente, eles devolvem e possuem uma constante passagem de matéria e energia de um nível para outro, iniciando por um produtor e terminando em um decompositor e ainda que biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, e que o homem e todo ser vivo que compõem um ecossistema é chamado pelos cientistas de biodiversidade.
Podemos ainda dizer que impacto ambiental pode ser causado por atividades humanas ou por fenômeno natural, que afetam os animais, vegetais a saúde, e o bem estar das pessoas e as atividades sociais e econômicas.
Aprendi também que devemos ser um consumidor consciente, adotar fontes de energia alternativa, reduzir a produção do lixo, reciclar o máximo possível, diminuir as emissões de gases e utilizar produtos para o bem-estar coletivo, e que a escola deve desenvolver práticas que ajudem os  alunos, professores e funcionários a construir uma consciência das questões ambientais, formando cidadãos conscientes de sua responsabilidade com meio ambiente.

Cursista: Maria Alexandrina Silva Pereira
Curso técnico de Infraestrutura Escolar

domingo, 14 de julho de 2013

Reflexão Final do Módulo 11 - Secretaria Escolar



Reflexão Final do Módulo 11


            
Na Unidade 1 vimos sobre a educação como direito, a educação é um direito de todo cidadão, se a Constituição Federal e a LDB estabelecem a educação como direito, como podemos compreender e aceitar que ela seja tratada como mercadoria. Estudamos sobre a função social da escola. Qual o sentido da existência da escola? Para sabermos onde queremos chegar precisamos identificar os objetivos da educação e indagar para onde estamos caminhando e encaminhando nossos estudantes. Estudamos como está organizada a educação escolar no Brasil. A LDB em seu artigo 21 determina que a educação brasileira organiza-se em dois níveis: Educação básica e Educação superior.
Na unidade 2 vimos sobre a democratização da educação básica, elemento construtivo da gestão democrática Na unidade 3 vem sobre vinculação constitucional quais os recursos financeiros destinados à educação. Na unidade 4 vimos sobre o Projeto Político Pedagógico ele torna o eixo da gestão democrática da escola como espaço preferencial para a participação de todos na construção da escola transparente, envolvendo etapas que se complementam e que são interligadas e dão sentido a cada uma das partes. A elaboração, o acompanhamento a avaliação a concepção de educação e da escola como o P.P. pode contribuir para a unidade do trabalho escolar.
Durante a aula tivemos a dinâmica do tangram, interpretar uma frase de um escritor e pesquisar em jornais assuntos referentes a Educação Pública.

           Luciano Morisco Rapchan
           Curso em Secretaria Escolar

Reflexão Final do Módulo 11 - Alimentação Escolar



Curso Profuncionario
Cursista: Fatima Aparecida da Silva
Área de Alimentação
Modulo 11
Alimentação saudável e sustentável
No dia 15 de junho tivemos a segunda aula do bloco 2, módulo esse que diz sobre a alimentação saudável e sustentável.
Iniciamos a aula com duas de nossas amigas fazendo a oração depois ouvimos a musica Sonho de Deus, interpretado por Nani Azevedo, musica que nos chama atenção para nosso dia a dia, vimos alguns slides que nos deu mais animo. Também tivemos a dinâmica do tangran que a professora Dulce apresentou para o grupo com o objetivo de trabalhar com estratégias.
O conteúdo proporcionou-nos um ensinamento fundamental para que nós educadores alimentares possamos conhecer as vantagens de preparas uma boa alimentação, saudável, balanceada e nutritiva.
Uma alimentação saudável de ser: variada, equilibrada, suficiente, acessível, colorida e segura.
Nós ivinhemenses podemos contar com a agricultura familiar à qual nos oferece frutas e verduras locais, saudáveis e de boa qualidade, natural, sem agrotóxicos e através desses alimentos podemos incentivar nossas crianças a obter um bom hábito alimentar.
Nesse nosso encontro também discutimos sobre o descaso que nossos adolescentes têm em ir até um pomar ou até mesmo na fruteira para comer uma boa fruta, como também no sitio o povo hoje não importa em fazer uma horta que é natural, hoje o povo da preferência pelas facilidades e o que é fácil é prejudicial à saúde, pois são os alimentos industrializados e que contem corantes, aromatizante, conservantes, antioxidantes, estabilizantes e acidulantes.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Imagens da Homenagem feita a Tia Zefa na Secretaria Municipal de Educação de Ivinhema -01/07/2013



PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISION

























































ADA


BLOCO I  - MÓDULO 8

PRODUÇÃO TEXTUAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
(HOMENAGEM)

PROFUNCIONÁRIO

EQUIPE DE TRABALHO

E.M.R. JOSÉ DO PATROCINIO – PÓLO
MARLENE BERETA CORSATO
E.M. ORLIENE MARCON - SALA GISELMA TOLFO
FATIMA APARECIDA SILVA
MARIA  ALEXANDRINA SILVA PEREIRA
E.M. ORLIENE MARCON - SALA AURELINA NERY I
EDNA MARIA LIMA SANTOS
LUCIANA DE FRANÇA PINHEIRO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ISAURA TRAVAIN PENTEADO
LUCIANO MORISCO RAPCHAN
VERA LUCIA LINHARES DA SILVA