sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Reflexão Final do Módulo 13 - Curso Técnico em Secretaria Escolar



Reflexão Final do Módulo 13

Iniciamos o encontro do módulo 13 com a oração do pai nosso. Nossa primeira atividade foi a pintura de uma mandada. Em seguida assistimos a palestra com a nutricionista Wanessa Orlandi, da Secretaria Municipal de Saúde, sobre alimentação saudável. Logo após nossa tutora passou um texto todo ponto de vista é a vista de um ponto, no qual nos mostra que na real sempre seremos nós mesmos e não o que os outros querem, ainda sobre linguagem, vimos também a linguagem verbal que é a fala escrita e a não verbal são gestos corporais e faciais, tom de voz, modo de se vestir, vimos  ainda sobre as variedades lingüísticas.
Assistimos ao vídeo vem dançar, sendo que realizamos a elaboração de um memorando como atividade na sala, divido em grupo.
Podemos em alguns textos onde ocorre formas erradas na comunicação quanto a expressão, assim como de responder as perguntas de forma programada, sempre com o mesmo discurso. Vimos um texto que retrata a conseqüência que pode causar na comunicação quando enviamos um e-mail errado.
 Desenvolvemos em sala duas atividades, onde desenhamos em um papel sulfite a mão direita onde colocamos 05(cinco) qualidades e na mão esquerda, 05(cinco) carências.
Fizemos ainda à dinâmica da maça, onde diferenciamos o aspecto da escolhida em relação às outras que estavam na sacola.
Neste módulo, estudamos diversos assuntos relacionados com a atribuição que exercida por cada servidor em sua unidade, quanto a comunicação, a linguagem usada, como devemos interagir com o público quanto ao atendimento.
Vimos também sobre os documentos operacionais que usamos no cotidiano: ofícios, memorando, bilhetes,  atas,  e demais documentos administrativos que fazem parte do contexto do trabalho dos que são lotados na Secretaria.

Luciano Morisco Rapchan
Curso Técnico em Secretaria Escolar

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Reflexão Final do módulo 12 - Curso Técnico em Secretaria Escolar



REFLEXÃO FINAL DO MÓDULO 12
Iniciamos o módulo 12 no dia 06 de julho de 2013, com uma oração. Em seguida a tutora colocou na mão de cada cursista um grão de semente de pipoca e pediu que fizéssemos um relato sobre o que representava este grão em nossa vida. Pintamos o desenho de uma casa. Foi realizada uma dinâmica em grupo, divido em três cursista sobre diversas situações que um líder encontra no quotidiano da escola e também apresentou uma série de qualidade o líder democrático deve ter. Assistimos um vídeo sobre trabalho em equipe.
Ao estudarmos o módulo, vimos na unidade 1 sobre a Educação e as Constituições o maior contrato de um país é sua Constituição, primeira Constituição foi outorgada em 1824 em 1827 a comissão de instrução pública aprovou projeto de Lei que de certa forma complementava o texto constitucional criando escolas de primeiras letras em todas as cidades vilas e lugares, abolia os castigos físicos nas escolas.
Em 1932 lançaram o então Manifesto dos Pioneiros.
A carta de 1946 influenciada pelo clima libertário e democrático pós-segunda guerra mundial trouxe avanços em relação à carta de 1937 a 1967.
A Constituição de 1988 pode ser considerada o marco final do processo de abertura e democratização política da sociedade brasileira. Tratava-se de um dos conjuntos legais mais modernos do mundo. Falamos também sobre o FNDE o FUNDEF.
            Na unidade 2 falamos da gestão da educacional na legislação como a escola tem sido gerida, a participação da população tem uma interferência mínima nas decisões na maioria das escolas públicas, pois esta é ainda vista como uma propriedade do governo e dos profissionais de educação. Longo período de tramitação da LDB levou a mudanças na conjuntura política que favoreceram os setores conservadores.
           Já na unidade 3 falamos do Plano Nacional de Educação o que é um plano nacional de educação ele tem como objetivo a organização racional consequente e eficaz do universo de ações educativas que devem ser executadas num determinado país.
           Seguindo na unidade 4 vimos o Regimento Escolar que deve esclarecer como se dá a escrituração de documentos. O Regimento Escolar é um dos elementos institucionais da gestão democrática, pois este documento estabelece parâmetros como surge o Regimento escolar democrático.
           No final os grupos apresentaram o trabalho realizado sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB, expondo em slides os dispositivos que regem esta lei para o cumprimento da PPS.

Luciano Morisco Rapchan
Curso Técnico em Secretaria Escolar

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Reflexão Final do Módulo 12 - Alimentação Escolar



Curso Profuncionario

Cursista: Fatima Aparecida da Silva

Área de Alimentação

Reflexão do módulo 12

Políticas de alimentação escolar

No dia 06/07/2013, como de costume iniciamos a aula com a oração, depois ouvimos uma mensagem que dizia dar à próxima alegria, preciosa tão singela aos olhos de Deus, porém, é das artes a mais bela. Irma Judith Junqueira fizemos a dinâmica da pipoca, a mesma passa varias mensagens, que um só grão de milho não é nada, mas se juntarmos todos aqueles que estavam em nossas mãos daria para fazer pipocas. Assim é nós sozinhos não somos nada. Podemos ver também o poder de transformação, um simples caroço de milho vira uma linda pipoca, assim somos nós precisamos passar por transformações, que o fogo do Espírito Santo nos transforme, pois, quem não se transforma vive com o coração duro, fechado, rancoroso, pessimista, as pipocas que se recusam a estourar são chamadas de piruá, e assim são as pessoas que não aceitam mudanças.
Assistimos a um vídeo que nos mostrou o que é ser responsável e nunca deixar que o outro seja responsável sozinho.
E falando sobre a alimentação escolar, ela é fundamental para os estudantes durante permanência na escola, contribuindo para combater a desnutrição o crescimento, desenvolvimento, desenvolvimento, aprendizagem e o rendimento escolar.
A união, os estados, distrito federal e os municípios, têm seu papel importante na administração dos recursos, destinados a merenda escolar, que devem chegar os alimentos nas escolas conforme o senso escolar do ano anterior.
A alimentação escolar é supervisionada pelas nutricionistas para acompanhar a boa alimentação dos estudantes, bem como orientar e fiscalizar as merendas.
No Brasil o programa PNAE é universal, sem promover discriminação e outro principio é a equidade devendo observar as necessidades especiais de cada um.
Em Ivinhema muitos alimentos oferecidos em escolar e creches, são da agricultura familiar por isso são frescos e de qualidade.